Estrutura

O Observatório da Saúde é composto por número ilimitado de docentes, técnicos administrativos e estudantes da Universidade, associados por adesão voluntária ao Observatório da Saúde, e homologados pelo Conselho Deliberativo, incluídos em uma Câmara Técnica e em um projeto de pesquisa/atividade individual ou coletivo.
O Observatório de Saúde conta com um Conselho Administrativo, Câmaras Técnicas e uma Secretaria Executiva. A estrutura do Observatório da Saúde está representada no organograma abaixo.



O Conselho Administrativo é o órgão máximo deliberativo do Observatório da Saúde, constituído por todos os seus membros e se reunirá ordinariamente uma vez por ano e extraordinariamente sempre que necessário, mediante convocação do Secretário executivo ou por requerimento assinado por mais de 1/3 de seus membros. As deliberações do Conselho de Administração serão aprovadas por maioria simples.
Compete ao Conselho Administrativo:
  • Homologar o ingresso dos associados.
  • Orientar a elaboração e aprovar o Plano Geral de Trabalho do Observatório que será constituído pelos planos de trabalho de cada Câmara Técnica.
  • Zelar pelos bens patrimoniais, equipamentos e materiais do Observatório da Saúde.
  • Deliberar sobre acordos, convênios e prestação de serviço com órgãos públicos, empresas privadas e entidades da sociedade civil, propostos pela Secretaria Executiva.
  • Deliberar sobre alterações e modificações deste regimento.
  • Realizar eleições para os cargos de Secretário Executivo, Secretário Adjunto e Coordenadores das câmaras Técnicas. 

As Câmaras Técnicas estão instituídas a partir dos seguintes eixos temáticos: Produção Social da Saúde, Políticas Públicas e Gestão da Saúde, Geotecnologias e Banco de dados terão coordenadores eleitos pelo Conselho Administrativo.
Compete às Câmaras Técnicas:
  • Desenvolver os planos de trabalho oriundos de pesquisas individuais ou coletivas, além de coletar, organizar, produzir, avaliar e divulgar dados e informações de saúde.

A Secretaria Executiva é composta por um Secretário Executivo, um Secretário Adjunto e os coordenadores de cada Câmara Técnica e se reunirá mensalmente para avaliar a execução dos planos de trabalho das Câmaras Técnicas.  

Compete à Secretaria Executiva:
  • Viabilizar as condições de trabalho necessárias à execução dos projetos/atividades desenvolvidas no Observatório da Saúde.
  • Supervisionar a execução dos planos de trabalho das Câmaras Técnicas.
  • Propor ao Conselho de Administração a realização de acordos, convênios e prestação de serviço com órgãos públicos, empresas privadas e entidades da sociedade civil.
  • Apresentar ao Conselho Administrativo relatório anual das atividades do Observatório da Saúde. 

O Secretário Executivo deve convocar e coordenar as reuniões do Conselho de Administração, bem como as reuniões da Secretaria Executiva, sendo o representante legal do Observatório junto à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis.

O Secretário Adjunto é o substituto legal do Secretário Executivo, em sua ausência, e deve dividir com este suas atribuições.

Os coordenadores de Câmaras Técnicas devem supervisionar os projetos/atividades dos seus membros e elaborar relatórios mensais a serem apresentados à secretaria executiva.